Controlando o diabetes do tipo 2

O diabetes do tipo 2 é uma condição de longo prazo (crônica). Controlá-lo pode significar algumas mudanças drásticas. A equipe de saúde pode ajudá-lo.

É necessário equilibrar os medicamentos com dieta e atividade física. Isso ajudará a controlar seu diabetes do tipo 2. Você também precisará medir a sua glicemia com frequência. E colaborar com o médico para evitar complicações.

Pergunte à sua equipe sobre um serviço chamado de educação e apoio para o automanejo do diabetes (DSMES, na sigla em inglês). Você desenvolverá habilidades para controlar melhor o seu diabetes e encontrará apoio quando necessário. Esse serviço pode ser oferecido em grupos ou individualmente com a sua equipe. Também pode estar disponível como telemedicina.

Homem e médico olhando o Manual do Diabetes.

Tome seu medicamento

Você pode tomar comprimidos ou aplicar injeções de insulina em si mesmo para o diabetes. Ou você pode usar os dois. Tome os seus medicamentos ou injete insulina nos horários certos. Isso ajudará a controlar a sua glicemia. Pense em maneiras que irão ajudá-lo a se lembrar de tomar os medicamentos corretamente todos os dias. Pergunte ao médico ou à equipe sobre as opções.

Talvez você só esteja tomando pílulas para diabetes agora. Mas isso pode mudar. Com o tempo, a maioria das pessoas com diabetes do tipo 2 também precisa de insulina ou outras injeções.

Siga uma dieta saudável

Uma dieta saudável ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Também ajuda a manter um peso saudável. Ou ajuda a perder peso, caso você esteja acima do peso. O excesso de peso dificulta o controle do diabetes.

Sua equipe de profissionais da saúde irá ajudá-lo a criar um plano que funcione para você. Você não precisa deixar de comer todos os alimentos que gosta. Faça refeições e lanches saudáveis com:

  • Legumes e verduras

  • Frutas

  • Carnes magras e outras proteínas saudáveis

  • Grãos integrais

  • Laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura

Sempre que possível, substitua bebidas açucaradas (inclusive sucos de frutas) por água ou bebidas de baixo teor calórico. Não coma alimentos com adição de açúcar.

Seja fisicamente ativo

Isso ajuda a baixar seu açúcar no sangue. A atividade ajuda seu corpo a usar a insulina para transformar alimentos em energia. Também ajuda a manter o peso:

Peça ao médico para ajudá-lo a fazer um programa de atividades adequado para você. Seu programa é baseado na sua idade, estado geral de saúde e tipos de atividades de que gosta. Comece lentamente. Porém, tente chegar a pelo menos 150 minutos de exercício ou atividade física por semana. Comece com 30 minutos por dia. Faça exercícios em blocos de 10 minutos. Não fique mais de 2 dias sem exercícios.

Meça seu açúcar no sangue

Uma parte regular do seu tratamento pode envolver medir sua própria glicemia. Ou talvez só precise medir o açúcar no sangue de tempos em tempos. O seu médico irá dizer como medir seu açúcar no sangue em casa. Esse procedimento indica se o seu açúcar está no intervalo esperado. Manter o açúcar no sangue dentro do intervalo significa que o diabetes está bem controlado.

Se os níveis de açúcar no sangue estiverem muito altos ou muito baixos, o médico pode sugerir mudanças na dieta ou no nível de atividade. Ele também pode ajustar seu medicamento.

O médico também pode recomendar verificar o açúcar no sangue com mais frequência quando você estiver doente.

Cuide de si mesmo

Quando você tem diabetes, você pode ter maior probabilidade de ter outros problemas de saúde. Incluindo problemas nos pés, olhos, coração, nervos e rins. Controlar a sua glicemia permite que você evite esses problemas. Cuidar bem de si mesmo também ajuda. O seu médico, enfermeiro, educador em diabetes e outros podem ajudá-lo com o seguinte:

  • Check-ups. Você deve fazer exames regulares com o médico. Nessas consultas, será feito um exame físico que inclui a verificação dos pés. Seu médico também verificará sua pressão arterial e peso. Tire os sapatos antes do início da consulta para ter certeza de que seus pés serão examinados. Lembre-se de levar os registros dos seus exames de glicemia. Pergunte ao seu médico se existem novas formas ou formas melhores de medir a sua glicemia.

  • Outros exames. Também será necessário fazer exames nos olhos, pés e dentes pelo menos uma vez por ano ou conforme recomendado.

  • Exames laboratoriais. Será necessário fazer exames de sangue e urina:

    • O seu médico verificará a hemoglobina A1C pelo menos duas vezes por ano. Este exame de sangue mostra como o açúcar no sangue está sendo controlado durante 2 a 3 meses. Os resultados ajudam seu médico a controlar seu diabetes.  

    • Também será necessário fazer outros exames laboratoriais. Por exemplo, para verificar se há problemas renais e níveis anormais de colesterol.

  • Tabagismo. Se você fumar, será necessário parar. Fumar aumenta a probabilidade de complicações decorrentes do diabetes. Pergunte ao médico sobre as maneiras de deixar de fumar. Também não use cigarros eletrônicos nem vaporizadores.

  • Vacinas. Tome a vacina anual contra gripe. E pergunte ao seu médico sobre vacinas para prevenir pneumonia, herpes zóster, COVID-19, VSR e hepatite B.

Estresse e depressão

A maioria das pessoas enfrenta desafios ao longo da vida. Viver com diabetes pode aumentar seu estresse. Sentir-se estressado ou deprimido pode realmente afetar seus níveis de açúcar no sangue.

Informe o médico se estiver com problemas para lidar com o diabetes. Ele pode ajudar ou indicar outros profissionais da saúde ou programas.

Para saber mais

Saiba onde você pode conseguir ajuda. Você pode tentar as seguintes opções:

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.