Autoajuda para perda e luto
O que você pode fazer para permanecer saudável. Buscar apoio o ajudará bastante. Você pode se perguntar: "Por quê?" É normal fazer perguntas em busca de sentido, mas nem sempre há uma resposta para a perda. Com o tempo, a sua perda pode ainda ser parte da sua vida, mas não será a única coisa nela.
Cuide de si mesmo
Cuidar de si mesmo ajuda o seu corpo a se recuperar dos sintomas emocionais e físicos do luto. Dê atenção especial à prática de exercícios físicos, alimentação e sono. O que mais é necessário para você se sentir melhor? O apoio de parentes pode ajudar você a sentir-se querido. Ou você pode precisar fazer um passeio ou ir ao cinema com amigos para se distrair um pouco.
Aceite o apoio

Juntar-se ao mundo novamente é parte da cura. Estas dicas podem ajudar:
-
Mantenha contato com amigos e parentes, mesmo que seja difícil conversar.
-
Diga às pessoas como elas podem ajudar. Pode ser tão simples quanto levar o cachorro para passear.
-
Mantenha uma rotina diária que o mantenha conectado aos seus amigos e parentes.
-
Tente não tomar decisões importantes. Alguns especialistas em luto sugerem deixar decisões importantes em espera por um ano após uma grande perda, se possível.
-
Frequente um grupo de apoio com pessoas que passaram pelo mesmo tipo de perda.
Quando procurar ajuda
Não há uma quantidade de tempo normal para o luto. Mas caso se sinta paralisado e incapaz de seguir em frente, ou se já se passaram seis meses ou mais desde sua perda e ainda há sinais de luto (veja abaixo), talvez seja hora de ajuda profissional. Procurar ajuda profissional não é sinal de fraqueza. Isso significa que você está se responsabilizando pela sua recuperação. Fique alerta aos sinais de depressão e chame seu médico se você:
-
Não consegue ir trabalhar ou cuidar das crianças
-
Não come ou dorme normalmente
-
Não consegue se concentrar por tempo suficiente para concluir tarefas como pagar as contas
-
Sentir-se sem esperança, sem apoio, ou sem valor
-
Perder o interesse por hobbies, amigos e atividades que costumavam ser agradáveis
-
Ganha ou perde muito peso.
-
Sente que seu luto está piorando ou não está melhorando
-
Tem pensamentos contínuos de suicídio ou de machucar a si próprio ou outras pessoas. Ligue ou envie mensagem de texto para 988. Você será encaminhado a profissionais qualificados para casos de crise da Linha de Crise e Suicídio (988). Uma opção de chat virtual também está disponível em . Esse serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia.
A certa altura, você vai começar a pensar sobre o futuro. Você vai querer olhar adiante e fazer planos. Para ajudá-lo a chegar neste ponto, todos os dias tente fazer algo para participar da vida. Insista, mesmo se for estranho no começo. Sua vida pode nunca mais ser a mesma. Mas, um dia, você descobrirá que está vivendo a vida mais plenamente de novo.
Onde procurar ajuda
Obtenha todo o apoio e ajuda de que você precisa. Converse com o seu médico sobre os recursos disponíveis na sua região. Estas organizações podem oferecer ajuda:
-
CaringInfo. Este programa da National Hospice and Palliative Care Organization (Organização Nacional de Cuidados Paliativos) oferece informações sobre como lidar com perdas.
-
The Compassionate Friends. Organização de autoajuda que oferece apoio a famílias que perderam um filho. Disponibiliza informações sobre grupos de apoio locais.
-
National Alliance for Children's Grief (NACG, Aliança Nacional para o Luto por Crianças). A NACG conscientiza sobre as necessidades de uma criança ou adolescente que está em luto. A NACG também pode ajudar a localizar grupos de apoio na sua região.
-
National Institute on Aging (NIA, Instituto Nacional do Envelhecimento). O NIA oferece informações gratuitas sobre o luto. Entre em contato com o centro de informações pelo número 800-222-2225 ou envie um e-mail a [email protected].
Online Medical Reviewer:
L Renee Watson MSN RN
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Sabrina Felson MD
Date Last Reviewed:
4/1/2023
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.