Perda gestacional: luto pela perda de uma criança
Perder uma criança por meio de um aborto espontâneo ou natimorto é uma experiência dolorosa. O luto é uma reação normal a essa perda. Você pode não querer acreditar que a perda é real. Você pode se sentir paralisada, em choque ou com raiva. Você pode até achar que poderia ter evitado a perda de alguma forma. No início, pode parecer impossível viver todos os dias. Mas você se sentirá melhor com o tempo, se der tempo de viver esse luto.
Alterações emocionais e físicas
O luto é complexo. O processo de luto varia de pessoa para pessoa. Pode causar muitas mudanças emocionais e mentais, tais como:
-
Sentir-se triste, deprimida, sem esperança ou com raiva
-
Sentir-se preocupada, culpada, ansiosa ou com medo
-
Problemas de memória e pensamento
-
Não querer falar ou estar perto de outras pessoas
-
Perda de interesse em coisas que você costumava gostar
-
Perda de interesse na vida e no trabalho
O luto também pode causar alterações físicas, tais como:
-
Perda de apetite ou comer em excesso
-
Perda ou ganho de peso
-
Cansaço
-
Dificuldade para dormir ou permanecer dormindo
-
Dores de cabeça, dor de estômago ou perda de cabelo
-
Sensação de dificuldade para respirar
-
Tremores
Cuidar de si mesma
Enquanto você está se sentindo mal, você precisa cuidar de si mesma. Durante esse período:
-
Cuide do seu corpo. Mantenha uma dieta saudável e faça atividades físicas. Durma o máximo que puder.
-
Não use álcool ou drogas para anestesiar seus sentimentos. Isso pode retardar o processo de luto e ser prejudicial à sua saúde.
-
Não passe muito tempo sozinha. Mantenha contato diário com familiares ou amigos. Fale sobre sua perda com as pessoas mais próximas a você.
-
Reserve um tempo para si mesma. Faça questão de fazer as coisas que você gosta.
-
Se você recebeu prescrição de um medicamento para ajudar com seus sintomas, tome-o apenas conforme indicado. Não tome medicamentos com álcool.
-
Tente evitar tomar decisões importantes.
Aceite ajuda

Você precisará de apoio enquanto estiver vivendo o luto. Esse apoio pode vir da família, amigas e vizinhas. Seu profissional da saúde pode encaminhá-la a um terapeuta ou conselheiro. Um grupo de apoio ao luto pode ajudar. E é nesse momento que muitas pessoas procuram sua comunidade espiritual ou religiosa. Durante o processo:
-
Mantenha contato com a família e com os amigos, mesmo que seja difícil falar.
-
Mantenha uma rotina diária que a se mantenha conectada com amigos e familiares.
-
Diga às pessoas como elas podem ajudar. Pode ser tão simples quanto trazer uma refeição ou passear com seu cachorro.
-
Reúna-se com seu líder de fé, conselheiro ou terapeuta ou seu próprio profissional da saúde.
Considere participar de um grupo de apoio ao luto. Pergunte ao seu profissional de saúde como encontrar um em sua área. Os grupos de apoio podem ajudá-la a lidar com seus sentimentos e conversar com outras pessoas que tiveram uma experiência semelhante. Essas pessoas podem compartilhar o que as ajudou em seus momentos mais difíceis. Um grupo de apoio também pode ajudar você com os cuidados de acompanhamento. O luto pode voltar anos depois. Ele pode ser desencadeado por uma memória ou por outra gravidez. Os cuidados de acompanhamento podem ajudá-la a controlar os efeitos duradouros do luto ao longo de meses ou anos.
Para outros tipos de apoio, procure on-line por “suporte para perda gestacional” para encontrar recursos como estes:
Dizer adeus
Você pode querer ter um serviço registrado ou funeral para sua criança. Isso também pode ajudar a família e os amigos a entender melhor a perda. Isso pode ajudar você e sua família a viverem o luto juntos. Converse com a equipe do hospital se você quiser fazer preparativos para o funeral.
Quando ligar para o profissional da saúde
Não há período de tempo normal para um luto. Mas se você se sentir incapaz de funcionar, pode precisar de ajuda extra. Procurar ajuda não é sinal de fraqueza. Isso significa que você está assumindo o controle de sua recuperação. Ligue para o seu profissional de saúde se você:
-
Não consegue comer ou dormir por vários dias consecutivos
-
Tem pensamentos de machucar a si mesma ou a outros
-
Não pode trabalhar ou cuidar de si mesma ou de outras pessoas, conforme necessário
-
Sente-se fora de controle com tristeza, medo ou raiva extremos
-
Sua família ou amigos pediram que você procure ajuda
-
Ganhou ou perdeu muito peso
-
Sente que seu luto está piorando ou não melhorando
Importante
Se você tiver pensamentos suicidas ou de machucar a si mesma ou outras pessoas, ligue ou envie um texto para 988. Você será encaminhada a conselheiros de crise treinados na 988 Suicide & Crisis Lifeline. Uma opção de bate-papo on-line também está disponível em chat.988lifeline.org. Você também pode ligar para a linha de vida 988 pelo telefone 800-273-TALK (800-273-8255). A linha de vida 988 é gratuita e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Seguindo a vida
Em algum momento, você vai começar a pensar no futuro. Você vai olhar para frente e fazer planos. Para se ajudar a alcançar esse ponto, tente fazer uma coisa por dia para se juntar à vida. Mantenha isso, mesmo que pareça estranho no início. A sua vida nunca mais será exatamente a mesma. Mas um dia você vai descobrir que está vivendo a vida de novo.