Health Encyclopedia
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Hiperplasia prostática benigna

A próstata é uma pequena glândula nos homens que produz um fluido que vai para o sêmen. Conforme você envelhece, a próstata aumenta de tamanho. Se ficar muito grande, pode causar problemas ao urinar. Essa condição é chamada de hiperplasia prostática benigna (HPB). A HPB não é câncer.

Seção transversal da glândula da próstata aumentada.

Sintomas da HPB

A HPB é comum em homens acima de 60 anos. Isso acontece porque a próstata cresce durante a vida de um homem. Conforme ela cresce, pressiona a uretra. A uretra é o tubo que transporta a urina para fora do seu corpo, desde a bexiga, através do seu pênis. A bexiga também pode enfraquecer com a idade. Pode não esvaziar completamente depois que você urinar.

Homens com HPB podem ter esses sintomas:

  • Vontade de urinar com frequência, especialmente à noite

  • Vazamento ou gotejamento de urina

  • Jato fraco de urina

  • Não conseguir urinar ou ter problemas para começar a urinar

Como diagnosticar a HPB

A HPB pode prejudicar sua bexiga e rins. Ela também pode causar cálculos na bexiga, sangue na urina e infecções do trato urinário. Se você acredita que possa ter HPB, converse com seu médico. O tratamento precoce pode prevenir problema.

Vários exames fazem o diagnóstico de HPB. Por exemplo:

  • Exame digital retal. Durante este procedimento, seu médico coloca um dedo enluvado e untado (lubrificado) no seu reto para verificar o tamanho da sua próstata.

  • Exames de imagem. Radiografias e outros exames de imagem podem detectar problemas nos seus rins ou bexiga.

  • Cistoscopia. Este exame usa um tubo flexível com uma câmera (chamado de endoscópio). Esse endoscópio passa pela uretra para examinar o interior do seu trato urinário.

  • Estudo do fluxo urinário. Este exame usa um dispositivo especial para ver a rapidez com que a urina sai do corpo.

  • Ultrassonografia da próstata. Este exame usa ondas sonoras para visualizar o tamanho e o interior da próstata.

Como tratar a HPB

Se os sintomas forem leves, você pode não precisar de tratamento. Você pode ser capaz de controlar a HPB com mudanças no estilo de vida. Alguns homens se sentem melhor se limitarem ou não consumirem álcool e bebidas com cafeína, como café. Não beber muitos líquidos à noite também pode ajudar. Aumentar a atividade física também pode aliviar os sintomas.

Os exercícios de Kegel também podem ajudar. Eles fortalecem o músculo pélvico para evitar que a urina vaze. Contraia os músculos pélvicos como se fosse parar ou diminuir o fluxo de urina. Segure por 10 segundos. Repita por 5 vezes, pelo menos. Faça esse exercício de 3 a 5 vezes por dia.

Alguns medicamentos podem piorar os sintomas da HPB. Eles incluem medicamentos para congestão, alergias e depressão. Os medicamentos que aumentam o fluxo urinário (diuréticos) também podem piorar os sintomas da HPB. Se você estiver tomando algum desses, converse com seu médico. Você pode precisar tomar outro medicamento ou alterar a dose que toma.

Os sintomas da HPB geralmente pioram à medida que a próstata aumenta. Então, em algum momento, o tratamento é necessário. O médico pode prescrever medicamentos para diminuir a próstata ou interromper seu crescimento. Outros tratamentos podem tornar a uretra mais larga para permitir que a urina flua mais facilmente. Existem também alguns métodos minimamente invasivos para remover o tecido da próstata.

Se a HPB for grave, seu médico pode aconselhar uma cirurgia. A cirurgia remove partes aumentadas da próstata. Você e seu médico podem descobrir a melhor opção com base na idade, saúde geral e em outros fatores.

HPB e o câncer de próstata

A HPB e o câncer de próstata compartilham alguns sintomas e podem ocorrer ao mesmo tempo. Por isso, é importante conversar com o médico sobre seus sintomas. Homens com HPB não têm câncer. Porém, podem ter níveis mais elevados do antígeno prostático específico (PSA). Um nível de PSA mais alto também pode ser um sinal de câncer de próstata. Alguns exames ajudam a diferenciar a HPB do câncer de próstata. Eles incluem ultrassonografia de próstata e biópsia.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.