A gripe (influenza)
Atualizado para a temporada de gripe de 2024-2025
A gripe (influenza) é uma infecção causada por um vírus. Ela afeta o seu trato respiratório. O trato respiratório é formado pela boca, nariz e pulmões e pelas passagens entre eles. Ao contrário de um resfriado, a gripe deixa a pessoa muito doente. A gripe pode causar uma infecção pulmonar grave chamada de pneumonia. A gripe pode causar problemas graves, podendo até levar a morte.
Devido ao risco de doença grave, os especialistas recomendam fortemente tomar a vacina contra gripe antes do início da temporada de gripe. Isso protege você, a sua família e outras pessoas. As vacinas contra gripe e outras doenças podem ser administradas ao mesmo tempo. Pessoas com alto risco de problemas causados pela gripe também têm uma probabilidade maior de problemas graves causados pela COVID-19 e pelo VSR. Isso aumenta a importância de tomar a vacina contra gripe.
 |
Os vírus que causam a gripe se espalham pelo ar em gotículas quando alguém gripado tosse, espirra, ri ou fala. |
Quem corre risco de pegar gripe?
Qualquer pessoa pode pegar gripe. Porém, é mais provável que você contraia a gripe se:
-
Tiver um sistema imune fraco
-
Trabalhar na área da saúde, em um local onde possa haver germes da gripe
-
Mora ou trabalha com alguém que está gripado
-
Não tomou a vacina contra a gripe conforme recomendado
-
Morar em um ambiente com várias outras pessoas. Isso pode ser uma instalação asilar, enfermaria, abrigo ou lar comunitário.
Como a gripe se espalha?
A gripe é causada por um vírus. O vírus se espalha pelo ar em gotículas quando alguém gripado tosse, espirra, ri ou fala. Você pode se infectar ao inspirar essas gotículas. Você pode se infectar ao encostar em uma superfície com gotículas e, em seguida, encostar nos seus olhos, nariz ou boca. Você pode contrair o vírus ao tocar em lenços usados ou utensílios, copos ou escovas de dente compartilhados com uma pessoa infectada.
Quais são os sintomas da gripe?
Os sintomas da gripe tendem a começar rapidamente. Eles podem durar de alguns dias a algumas semanas. Eles incluem:
-
Febre, geralmente acima de 100,4° F ( 38°C ) e calafrios
-
Dor de garganta e de cabeça
-
Tosse seca
-
Coriza
-
Cansaço e fraqueza
-
Dores musculares
-
Dores de cabeça
-
Vômitos e diarreia
Quem corre risco de ter complicações da gripe?
Para algumas pessoas, a gripe pode ser bem séria. O risco de complicações é maior para:
-
Crianças de até 5 anos de idade
-
Adultos a partir de 65 anos de idade
-
Pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, renais ou pulmonares
-
Pessoas que moram em uma instituição asilar ou unidade de cuidados de longa permanência
O risco também é maior para pessoa com sistema imunológico enfraquecido. Isso inclui pessoas que:
Como a gripe é diagnosticada?
O seu médico pode suspeitar de gripe com base apenas nos sintomas. Porém, outras infecções podem causar sintomas semelhantes aos da gripe. A gripe, o VSR e a COVID-19 podem ter sintomas semelhantes. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode esfregar um cotonete estéril no seu nariz ou garganta, e enviá-lo ao laboratório para exames.
Como é o tratamento da gripe?
Geralmente, a gripe melhora depois de sete dias. Em alguns casos, o médico pode prescrever um antiviral. Ele pode ajudar você a melhorar mais rápido. Pode reduzir o risco e a gravidade das complicações. Para que o medicamento ajude, você precisa tomá-lo o mais cedo possível após o surgimento dos sintomas. O ideal é tomá-lo dentro de 48 horas.
Se você desenvolver pneumonia ou outra doença grave em decorrência da gripe, pode ser necessário ficar no hospital.
Aliviando os sintomas da gripe
-
Beba muitos líquidos. Isso inclui água, suco e sopa quente. Uma boa regra é beber o suficiente para urinar na quantidade normal.
-
Descanse bastante.
-
Pergunte ao médico o que tomar para febre e dor. Não dê aspirina a crianças ou adolescentes. Ela pode causar uma doença rara, mas grave, chamada de síndrome de Reye. Essa síndrome afeta o fígado e o cérebro.
-
Mantenha distância da fumaça do cigarro, sendo o fumante você ou outra pessoa.
-
Tome banhos quentes e cheios de vapor para ajudar a aliviar a tosse.
-
Se estiver com dor de garganta, gargarejar água salgada morna, chupar um cubo de gelo e beber água quente com mel e suco de limão da fruta podem ajudar.
-
Ligue para o seu médico se a sua febre estiver em 100,4° F ( 38°C ) ou superior. Ligue se você sentir tontura, vertigem ou falta de ar.
Etapas para proteger outras pessoas
-
Lave suas mãos com frequência. Faça isso principalmente depois de tossir ou espirrar. Se não puder lavar as mãos, limpe-as com um antisséptico que contenha pelo menos 60% de álcool.
-
Tussa ou espirre em um lenço. Jogue o lenço no lixo e lave as mãos. Se não tiver um lenço, tussa e espirre na dobra do cotovelo.
-
Não compartilhe alimentos, utensílios, copos ou uma escova de dentes com outras pessoas.
-
Fique em casa por pelo menos 24 horas após o fim da febre ou dos calafrios. Alguns medicamentos diminuem a febre. Meça a sua temperatura quando parar de tomar os medicamentos.
Como prevenir a gripe?
-
Uma das melhores maneiras de prevenir a gripe é tomar uma vacina contra a gripe todos os anos. Os especialistas recomendam que, salvo raras exceções, todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade tomem a vacina contra gripe todos os anos. Isso inclui gestantes. A vacina contra gripe é recomendada mesmo para pessoas com alergia a ovo. Converse com o seu médico antes de receber a vacina se:
-
Você estiver se sentindo mal na data da vacina agendada.
-
Você já tiver tido uma reação grave à vacina da gripe
-
Você já tiver tido Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença paralisante grave
-
Os médicos recomendam tomar a vacina contra a gripe todos os anos, assim que estiver disponível na sua região. As cepas do vírus da gripe mudam a cada ano. A vacina muda a cada ano. Isso serve para ajudar a proteger contra os vírus da gripe que têm uma probabilidade maior de causar doença na próxima temporada de gripe. Há vários tipos de vacina. Na maioria das vezes, ela é administrada como uma injeção no músculo. Existe um spray nasal para pessoas saudáveis entre os 2 e os 49 anos de idade, excluindo gestantes. A versão sem agulha é chamada de injetor a jato. Ela administra a vacina em um fluxo de alta pressão que atravessa a pele e entra no músculo. Esse tipo de vacina pode ser uma opção para pessoas de 18 a 64 anos de idade. Seu médico pode informá-lo qual vacina é a certa para você.
-
Lave suas mãos com frequência. Essa é uma forma comprovada de ajudar a prevenir a transmissão da infecção.
-
Tenha em mãos um antisséptico que contenha pelo menos 60% de álcool. Use-o quando não for possível usar água e sabão. Lave as mãos o mais rápido possível.
-
Tente não tocar nos olhos, no nariz ou na boca.
-
Em casa e no trabalho, limpe telefones, teclados de computador e brinquedos com frequência com lenços desinfetantes.
-
Mantenha distância de pessoas gripadas ou que apresentem sintomas da gripe. Se estiver perto de pessoas gripadas, use uma máscara bem ajustada que cubra a sua boca e o seu nariz.
Dicas para lavar as mãos
Esta é uma das melhores maneiras de prevenir muitas infecções comuns. Se estiver visitando ou cuidando de uma pessoa gripada, lave as mãos sempre que entrar e sair do cômodo. Siga essas etapas:
-
Use água limpa e corrente e bastante sabão. Esfregue bem as mãos.
-
Limpe toda a mão, inclusive embaixo das unhas, entre os dedos e suba pelos pulsos.
-
Lave por pelo menos 20 segundos.
-
Enxágue e deixe a água escorrer pelos dedos, não pelos pulsos.
-
Seque bem as mãos. Use uma toalha de papel para fechar a torneira e abrir a porta.
Usando antissépticos à base de álcool
Use um antisséptico com pelo menos 60% de álcool, se não tiver acesso a água e sabonete. Siga essas etapas:
-
Aplique uma quantidade suficiente do antisséptico nas mãos, cobrindo toda a superfície.
-
Esfregue bem as mãos. Limpe as costas das mãos, as palmas, entre os dedos e os pulsos.
-
Esfregue até que o gel seja absorvido e as mãos fiquem secas. Isso deve levar uns 20 segundos.
Prevenindo a gripe em ambientes de cuidados médicos
A gripe é uma grande preocupação para pessoas que trabalham em hospitais e instituições asilares. Para ajudar a prevenir a propagação da gripe, muitos hospitais e instituições asilares tomam estas medidas:
-
Os profissionais da saúde lavam as mãos ou usam um antisséptico à base de álcool antes e depois do tratamento de cada paciente.
-
Pessoas gripadas ocupam quartos e usam banheiros privados. Ou podem compartilhar o quarto com alguém que tenha a mesma infecção.
-
É necessário incentivar as pessoas que apresentam alto risco de contrair gripe, mas não a contraíram, a tomar as vacinas contra a gripe e a pneumonia.
-
Todos os profissionais da saúde são incentivados ou obrigados a tomar vacinas contra a gripe.