DPOC: Lidar com a fadiga
É comum se sentir cansado quando se tem DPOC. Durante a atividade física, seu nível de energia pode estar baixo. Isso é conhecido como fadiga.
Como a DPOC causa fadiga?
DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um problema de saúde que impede que os pulmões funcionem como deveriam. O trabalho dos pulmões é levar oxigênio para o corpo. O oxigênio é um gás importante que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. O ar que você respira contém oxigênio. Dentro dos pulmões, o ar se move através de tubos chamados vias aéreas. Em vias aéreas saudáveis, o ar entra e sai facilmente. Na DPOC, os pulmões e as vias aéreas estão danificados. Quando os pulmões estão danificados, é necessário mais esforço para levar ar para os pulmões. Fluxo de ar ruim significa que o corpo não consegue receber o oxigênio de que precisa. Você também pode apresentar níveis mais elevados de dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um produto residual da respiração. A DPOC também causa inflamação nos pulmões. Essas coisas também podem levar à fadiga.
Na DPOC, a lesão pulmonar é geralmente causada pela inalação de irritantes por longo período. O principal irritante que causa DPOC é a fumaça de cigarro. Outros irritantes são poluição, poeira, fumaça e substâncias químicas.
Tratamento para a fadiga
Exceto por um transplante de pulmão, a DPOC não tem cura. Mas certos tratamentos podem ajudar com os sintomas, como fadiga. Esses tratamentos incluem:
-
Broncodilatadores. Esses medicamentos ajudam a abrir as vias aéreas para ajudá-lo a respirar mais facilmente.
-
Medicamentos combinados. Esses incluem um broncodilatador e um esteroide. Os broncodilatadores ajudam a facilitar a respiração ao abrir as vias aéreas. Esteroides ajudam a diminuir a inflamação nos pulmões
-
Antibióticos. Uma infecção respiratória pode piorar os sintomas da DPOC. Antibióticos são medicamentos que ajudam a tratar infecções.
-
Reabilitação pulmonar. Esse programa ensina maneiras de aliviar os sintomas da DPOC. Ela inclui dicas sobre exercícios, postura correta, como conservar energia e alimentação saudável para melhorar a respiração.
-
Oxigenoterapia. Quando o nível de oxigênio no sangue está muito baixo, o seu profissional de saúde pode receitar oxigênio. O oxigênio pode ajudar a pessoa a se sentir melhor e a ser mais ativa. Você pode usar oxigênio extra a toda hora. Ou você pode precisar dele apenas durante algumas atividades, como exercício físico. Use-o como o seu profissional de saúde orientar.
-
Cirurgia. Pode ser necessária cirurgia para sintomas graves quando outros tratamentos não ajudaram. A cirurgia remove as partes mais danificadas dos pulmões.
O seu profissional de saúde trabalhará com você para decidir sobre o melhor plano de tratamento para você.
Dicas de autocuidado para lidar com a fadiga

Há coisas que você pode fazer para gerenciar a sua fadiga e ter mais energia:
-
Equilibrar atividade e repouso. Isso pode ajudá-lo a não se cansar demais. Pare e descanse antes de se sentir esgotado. Caso uma atividade exija muita energia, divida-a em partes. Por exemplo, dobre a roupa limpa. Depois, descanse antes de guardá-la.
-
Poupe a sua energia. A maneira como você usa o seu corpo durante uma tarefa pode ajudar a ter mais energia. Faça as atividades lentamente. Apressar-se nas atividades consome mais energia. Ela também pode aumentar a falta de ar. Sente-se para se vestir e realizar outras tarefas diárias, como escovar os dentes. Use um carrinho com rodas para mover alimentos, roupas e outros itens pela casa. Mantenha as coisas que você usa com frequência na altura da cintura para que possa pegá-las facilmente. Faça o mais importante quando você tiver mais energia. Peça ajuda à família e aos amigos para tarefas desafiadoras.
-
Alimente-se bem. Quando se está cansado, você pode não se alimentar tão bem quanto deveria. A má nutrição pode piorar os sintomas. Ela também pode aumentar o risco de infecções. Tente descansar antes de comer. Fazer refeições menores ao longo do dia. Pergunte ao seu profissional de saúde se você deve tomar vitaminas ou suplementos.
-
Mantenha um peso saudável. Estar abaixo do peso pode limitar a sua energia. Estar acima do peso pode causar piora da falta de ar. Colabore com o seu profissional de saúde para descobrir o melhor peso para você.
-
Não tenha medo de se exercitar. O exercício físico pode fazer com que você sinta falta de ar. Mas o exercício físico pode fortalecer os músculos respiratórios. Ele também pode lhe dar mais energia. Também ajuda a melhorar o humor e a controlar o estresse. Caminhar é uma boa maneira de fazer com que o oxigênio se mova pelo corpo. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre exercício físico seguro para você.
-
Faça exercícios de respiração. Aprenda como fazer a respiração abdominal e a respiração com lábios franzidos. Faça esses exercícios enquanto estiver trabalhando. Eles podem ajudar você a respirar melhor. Fazer respirações lentas e profundas a qualquer momento pode fornecer mais do oxigênio que você precisa.
Aqui estão mais maneiras de reduzir os sintomas causados pela DPOC:
-
Pare de fumar. O tabagismo é a principal causa de DPOC. Parar de fumar é o passo mais importante que você pode tomar para tratar a DPOC. Caso precise de ajuda para parar de fumar, converse com seu profissional de saúde.
-
Fique longe do fumo passivo e de outros irritantes. Tente ficar longe de fumaça de cigarro, substâncias químicas, fumaças e poeira. Não permita que ninguém fume em sua casa ou ao seu redor. Fique dentro de casa em dias com poluição atmosférica elevada.
-
Previna infecções pulmonares. Obtenha as vacinas que o seu profissional de saúde orientar. Ter DPOC aumenta o risco de gripe e pneumonia. Isso pode piorar os seus sintomas. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre as vacinas contra gripe e pneumonia. Tome medidas para prevenir resfriados e outras infecções pulmonares. Fique longe de aglomerações durante a temporada de resfriado e gripe. Além disso, fique longe de pessoas doentes.
-
Pratique a lavagem correta das mãos. Lave as mãos frequentemente com sabonete e água corrente limpa por pelo menos 20 segundos. Use desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool quando não puder lavar as mãos.
Quando ligar para o seu profissional de saúde
Ligue para o seu profissional de saúde imediatamente se ocorrer algum destes problemas:
-
Febre a partir de 38 °C (100,4 °F) ou conforme orientado pelo seu profissional de saúde
-
Sintomas que não melhoram ou que pioram
-
Novos sintomas
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.